Embora as hashtags possam parecer um acréscimo óbvio ao seu post, nem todo mundo entende seu propósito e a importância de usá-las adequadamente. As hashtags são o núcleo da pesquisa e descoberta de redes sociais e são uma ótima maneira de categorizar o conteúdo. Usá-las bem em suas campanhas de marketing nas mídias sociais ajudará você a maximizar sua estratégia. Aqui está um detalhamento do uso de hashtags em todas as redes de mídias sociais para que você possa otimizar totalmente seus posts e obter o máximo de hashtags:
Hashtags Definida
Aqui está uma definição da palavra hashtag de Google:
substantivo: hashtag; substantivo plural: hashtags
- (em sites de mídias sociais como o Twitter) uma palavra ou frase precedida por um símbolo de hash, Octothorpe ou jogo da velha (#) e usada para identificar mensagens sobre um tópico específico.
"spammers frequentemente transmitem tweets com hashtags populares, mesmo que o tweet não tenha nada a ver com eles"
- o sinal de hash, ou Octothorpe, ou jogo da velha (#) "João confundiu um @ com uma hashtag enquanto tuitava pensamentos depreciativos sobre ele"
Sempre que um usuário adiciona uma hashtag à sua postagem, ela é indexada pela rede social e torna-se pesquisável / detectável por outros usuários. Quando alguém clica nessa hashtag, ela vai para uma página que lista todas as postagens com as mesmas hashtags.
Se uma determinada hashtag é usada repetidamente por vários usuários, ela se torna "tendência". O tópico torna-se visível para um público maior e, com efeito, mais exposição para a marca.
Embora cada rede tenha formas diferentes de mostrar uma hashtag, sua intenção principal é semelhante em cada canal social.
História das Hashtags
A primeira hashtag usada foi em 2007 pelo usuário do Twitter Chris Messina. Chris é um ex-designer e desenvolvedor do Google que publicou no Twitter o uso de um sinal de jogo da velha para grupos:
Em entrevista ao Wall Street Journal, Messina disse que o Twitter rejeitou a idéia: "[Twitter] me disse:" Essas coisas são para nerds. Eles nunca vão entender ".
E, como sabemos agora, é claro, o Facebook, o Instagram e várias outras redes sociais adotaram a hashtag como um mecanismo de classificação de feed de notícias. E agora o Twitter não seria tão grande quanto hoje se não fosse o uso de hashtags.
Hashtags Para Iniciantes: Melhores práticas
Coisas para saber sobre o uso de hashtag:
- Se você estiver usando hashtags para categorizar sua postagem, não coloque muitas palavras em uma única hashtag.
- Na maioria das redes, se você usar uma hashtag em uma conta bloqueada, sua postagem não estará disponível publicamente junto com o resto das postagens usando a mesma hashtag.
- Evite sobrecarga de hashtag. Use apenas hashtags que façam sentido e sejam aplicáveis ao post.
Enquanto participar de trending topics é recomendado, certifique-se de permanecer fiel à personalidade da sua marca, pois pode quebrar a imagem da sua marca. Por exemplo, as pessoas geralmente têm sentimentos contraditórios em relação a como uma empresa deve mostrar seu apoio às vítimas de desastres. Como regra geral, faça o que fizer, evite usar esses tipos de conversa como forma de promover sua empresa.
Pesquisar Hashtag
Se você é um profissional de marketing de mídias sociais, é importante fazer uma pesquisa de hashtag para garantir que seu conteúdo seja otimizado para o público-alvo mais relevante.
Existem várias ferramentas que você pode usar para conduzir sua pesquisa de hashtag. Aqui estão alguns que valem a pena explorar:
- Hashtagify.me é uma ferramenta gratuita que você pode usar para encontrar hashtags com base no seu público-alvo.
- Keyhole.co é um painel em tempo real que mostra quantas pessoas postaram a sua hashtag, juntamente com o número de Retweets, Likes e Reações que sua campanha está gerando.
- RiteTag é uma ferramenta de busca para o Facebook e Twitter. Ela fornece dados atualizados sobre o desempenho da sua hashtag.
-
Social Report é uma plataforma de gerenciamento social 1001 utilidades, em que os usuários podem rastrear uma combinação de palavras-chave, hashtags e frases em domínios sociais públicos. Os usuários também podem monitorar sua própria rede (por exemplo, comentários, respostas, comentários) e recursos externos, como feeds RSS.
Contagem de Hashtag
Vários estudos mostraram que a quantidade recomendada de hashtags usadas em um post varia de acordo com a rede social.
Por exemplo, em um relatório da TrackMaven, o Twitter recomendou que a contagem de hashtag seja de apenas 1 a 2 por post - qualquer post com mais do que isso verá um rápido declínio em seu envolvimento.

Para o Facebook, o SocialBakers relatam que os resultados parecem semelhantes, com o declínio de engajamento logo após uma hashtag.

Os resultados são totalmente diferentes no Instagram. Se você verificar o gráfico abaixo em Louisem.com, quanto mais hashtags você usar, mais engajamento se tem. Então, se você puder, use 11 ou mais para engajamento máximo. O Instagram tem no máximo 30 hashtags por post.

Executando a Estratégia Hashtag Perfeita
1. Suas hashtags devem ser específicas para o seu público-alvo.
2. Se você tem um negócio, crie e use hashtags de marca. Pode ser o nome da sua empresa ou um slogan que as pessoas saibam (ou saberão) sobre o seu negócio. Por exemplo, o KitKat publica usando a hashtag #HaveABreak - seu famoso slogan. Ou o #GalaxyS8 da Samsung para promover o seu mais recente smartphone topo de gama.
3. Se você estiver gerenciando uma campanha de marketing, use hashtags específicas da campanha. Exemplos são: #Fanfeat da Coca-Cola, #TweetFromTheSeat da Charmin e #OreoHorrorStories da Oreo.

4. Seja o mais específico possível. O objetivo das hashtags é categorizar e / ou engajar seu público-alvo. O uso de uma hashtag ampla impedirá que você alcance isso. Por exemplo, se você estiver no setor imobiliário e seu post tiver de lidar com marketing, em vez de usar #imóveis, poderá usar #marketingimóveis para alcançar um público-alvo mais definido e mais propenso a se interessar pelo conteúdo que está postando .
5. Cerifique se a sua gramática está correta. Evite que a hashtag falhe, lendo-a duas ou três vezes antes de publicá-la. Por exemplo, quando a Research In Motion (RIM) levou o Twitter para anunciar vagas de emprego, eles usaram a hashtag #RIMjobs que tinha um duplo sentido que causava constrangimento à empresa. Uma boa prática é ler a hashtag várias vezes em voz alta para ter certeza de que você não está dando um duplo sentido ao seu post.

Usando Hashtags em Todas as Redes Sociais
Se você quiser encontrar conversas das quais deseja fazer parte, as hashtags são a melhor maneira de fazer isso. Seu perfil precisa ser público antes que outras pessoas possam se engajar com suas postagens.
Existem várias maneiras de encontrar hashtags no Twitter. Você pode clicar na barra de pesquisa e usar os ferramenta de pesquisa avançada, clicar em uma hashtag que você vê em uma postagem ou em alguém do Twitter (aqui é uma dica: adicionar hashtags à sua biografia do Twitter facilita a descoberta de você na pesquisa ), ou navegando pelos trending topics.
Como os perfis do Facebook são privados, as hashtags não podem ser descobertas para o público e, portanto, limitadas às pessoas que elas conhecem (a menos que postaram no modo Público). Por causa disso, a maioria das hashtags públicas pertence a influenciadores ou marcas.
Como Descobrir Hashtags:
- Clique na hashtag para ver as postagens relacionadas
- Pesquise usando a barra de pesquisa e todas as postagens públicas e de amigos serão exibidas
A finalidade das hashtags do Instagram é que elas evoluam em torno da descoberta de conteúdo e da descoberta dos usuários, expondo você a um público maior. Usar uma hashtag fará com que a parte da foto de uma coleção seja exibida clicando na hashtag. Você sabia que as postagens do Instagram com pelo menos uma hashtag têm 12,6% a mais de engajamento do que as que não têm?
Então, agora que você sabe como as hashtags são importantes para aumentar o engajamento do Instagram, a próxima pergunta é como você deve encontrar essas hashtags legais, criativas e voltadas para a comunidade? Resposta: De outros usuários do Instagram. Veja o que seus seguidores, concorrentes e influenciadores digitais já estão usando. Lembre-se de que quanto mais limitada for o âmbito da hashtag, mais engajados estarão os usuários.
Para procurar por hashtags no Instagram, basta clicar na barra de pesquisa, digitar # e depois a hashtag que você quer procurar e as opções aparecerão para clicar ou clicar em qualquer hashtag que você vê em uma postagem para ver todas as outras postagens usando o mesmo hashtag.
YouTube
As hashtags no YouTube costumam ser usadas para encontrar vídeos sobre tópicos em alta. Para usar hashtags no YouTube, basta digitar a hashtag no título ou na descrição do vídeo. Em seguida, eles são transformados em links nos quais os usuários podem clicar para acessar a página de resultados de pesquisa da hashtag para ver mais vídeos.
Você pode pesquisar hashtags no YouTube simplesmente digitando # na barra de pesquisa e digitando a hashtag para ver todos os vídeos correspondentes ou clicando na hashtag na descrição do vídeo em si.
O LinkedIn está atrasado para o jogo com hashtags em comparação com outras redes de mídia social, mas eles estão finalmente renovando seus esforços. Inicialmente, as hashtags só podiam ser pesquisadas em dispositivos móveis, mas agora você também pode pesquisar hashtags na sua área de trabalho.
Além de adicionar hashtags às suas postagens, você também pode adicionar hashtags a artigos publicados no LinkedIn. Isso aumenta as chances de o artigo aparecer nos resultados de pesquisa para pessoas que possam achar interessante.
Tumblr
Depois de criar uma postagem, você encontrará uma opção na parte inferior da página pedindo para adicionar "tags". Essas tags podem ser usadas por outros usuários para descobrir alguns dos melhores conteúdos, como o seu, que estão sendo compartilhados e reblogados. O Tumblr adiciona automaticamente uma hashtag à frente das tags que você adiciona às suas postagens.
Para o Pinterest, as hashtags só podem ser clicadas se forem colocadas na descrição do Pin e não forem clicáveis em dispositivos móveis (no entanto, você só pode usar 1 hashtag para Pins promovidos). Eles não trabalham em descrições de contas, títulos de diretoria, descrições de diretorias ou nomes de perfis. No entanto, os resultados da pesquisa de hashtag podem ser filtrados para mostrar apenas as placas.
Os Benefícios do Acompanhamento de Hashtags
Se você tem seriedade sobre como melhorar seu desempenho geral nas redes sociais, as hashtags de monitoramento são tão importantes quanto usá-las. Você pode acompanhar as hashtags associadas à sua marca para ver como elas estão sendo exibidas ou rastrear as hashtags que você está pensando em usar em seu marketing para ver que tipo de atividade está obtendo e em que contexto elas estão sendo usadas para ver se valem a pena usá-las.
Portanto, sempre que houver uma hashtag que te interesse no espaço social, você poderá rastreá-la usando ferramentas como os Agentes de Pesquisa do Social Report. Mostraremos seu desempenho com base nas hashtags que você está monitorando, além dos resultados de pesquisa provenientes de várias redes sociais, para que você possa interagir com seu público-alvo e outras pessoas que usam as hashtags reais acompanhadas pelos principais influenciadores estão usando as hashtags que você está rastreando. Este é um relatório de exemplo para #socialreport:
