Você sabia que, a partir de abril de 2017, o Instagram tem mais de 700 milhões de usuários em todo o mundo? Mais da metade deles (400 milhões) estão ativos diariamente e 8 milhões são perfis de marca.
Não precisa nem perguntar por que as pessoas e as marcas estejam migrando para a rede, pois é uma ótima plataforma para engajar seguidores e anunciar sua marca por meio de conteúdo visual. No entanto, diferenciar-se de outras marcas no Instagram tornou-se cada vez mais difícil.
O que nos leva a essas perguntas: Como você pode destacar seu conteúdo entre as milhões de fotos e vídeos postados todos os dias? Como você pode produzir continuamente belas fotos? Onde você começou?
Estas são perguntas que vamos ajudá-los neste guia.
O Melhor Marketing no Instagram Para Sua Empresa
Uma vez que mais e mais pessoas querem se conectar através do Instagram, este aplicativo de compartilhamento de fotos se tornou uma ferramenta importante para todas as marcas. Pesquisas mostram que as marcas desfrutam dos seguintes benefícios e vantagens:
- De acordo com o Socialbakers, as marcas têm um engajamento mais regular com seus seguidores no Instagram do que no Facebook.
- 60% dos usuários do Instagram fazem login diariamente, tornando-se a segunda rede mais envolvida depois do Facebook, de acordo com a Sprout Social.
- Apenas 36% por cento usam o Instagram para comercializar sua marca, de acordo com a Selfstartr, em comparação com 93% dos profissionais de marketing que usam o Facebook como sua principal plataforma.
Um relatório da Deloitte descobriu que o Instagram provou sua influência nas decisões de compra. Então, se você puder encontrar a estratégia de marketing correta e produzir a combinação certa de conteúdo, as pessoas começarão a absorver. Eles podem até comprar de você sem ter que fazer um discurso de vendas.
Como Ter Sucesso No Instagram
É mais do que simplesmente publicar algumas fotos lindas no Instagram. Você também precisa ter esses elementos que você vê abaixo, se quiser gerar bons resultados:
- Uma visão clara e estilo visual
- Um agendamento de postagem consistente
- Familiaridade do público
- Uma estratégia de marketing eficaz
Quando você combinar todos esses juntos, você irá produzir resultados maravilhosos para o seu negócio. Vamos usar o Starbucks por exemplo. O Instagram se tornou um canal de marketing fundamental para eles, pois acumulou mais de 15 milhões de seguidores e conseguiu de 200 a 300 mil curtidas por postagem. Isso permite que eles alcancem centenas de milhares de clientes em potencial por dia.

Então, como eles foram capazes de se diferenciar de outras marcas? Reunimos este guia para ajudar você a criar um Instagram matador e criar sua própria estratégia de marketing que funcionará melhor para você. Com uma visão clara e resultados que você pode medir, você trará seu jogo do Instagram para o próximo nível.
Criando A Perfeita Estratégia De Marketing No Instagram
É importante ter em mente objetivos claros se você está apenas começando no Instagram ou já estabelecido, mas quer aumentar sua presença mais na plataforma.
A razão pela qual a definição de objetivos é importante é que eles ajudarão você a criar sua estratégia de marketing no Instagram e produzir conteúdo para atingir seus objetivos.
Objetivos Comuns De Empresas:
- Anuncie serviços ou produtos empresariais
- Construa ou expanda a comunidade
- Aumente a conscientização de negócios
- Exponha a cultura e os valores da empresa
- Estenda a mão para clientes em potencial
É melhor ter pelo menos um ou dois objetivos para o seu perfil do Instagram. Você pode escolher entre as opções acima ou criar objetivos próprios. Para escolher objetivos que correspondam às suas visões, você deve considerar as seguintes perguntas abaixo:
- Seu público-alvo está no Instagram?
- Quanto tempo e orçamento você pode investir no Instagram?
- Como o Instagram pode ajudar a alcançar seus objetivos?
- Como o Instagram difere de outras plataformas de redes sociais?
- Você pode comprometer-se a produzir conteúdo regular para um engajamento máximo?
Assim como qualquer outra rede social, queremos nos concentrar em nossa taxa de engajamento, produzindo conteúdo regularmente. Engajamento é o que traz mais clientes em potencial. É uma importante estratégia de marketing que toda marca deve ter para suas contas no Instagram.
Quer saber quais membros do seu público-alvo estão atualmente no Instagram?
Pesquise e entenda os dados demográficos. Isso ajudará a garantir que você esteja alcançando as pessoas certas no Instagram. A Pew Research divulgou uma análise demográfica dos usuários do Instagram em 2015.

Agora que você já tem uma ideia de demográficos e das metas em mente, é hora de se concentrar em aumentar a presença no Instagram. Vamos começar:
Desenhando O Perfil Ideal No Instagram
Foto De Perfil
Sua foto de perfil é a primeira coisa que as pessoas verão, portanto, certifique-se de torná-la boa e reconhecível. Por quê? As pessoas reconhecem marcas e as pessoas adoram se conectar com marcas. Assim que elas forem vistos na plataforma, eles poderão reconhecer na mesma hora sua marca apenas com sua foto de perfil. Muitas marcas geralmente usam seus logotipos ou mascote como imagem e usam o mesmo logotipo em todas as suas redes sociais para fins de consistência. A Sephora é um bom exemplo.

Bio Ou Introdução
Bem ao lado da sua foto de perfil, a descrição do seu perfil deve incluir um slogan da marca e uma descrição de quem você é e o que você faz para mostrar aos seus seguidores sobre o que é sua empresa. American Express e Warby Parker são exemplos sólidos de descrições de perfis fortes.



Link do Site
Como o Instagram não permite que links clicáveis sejam incluídos nos posts, você pode adicionar seu link na descrição do perfil. Aqui está um exemplo de link de um site na descrição da The Honest Company:

Muitas marcas usam essa oportunidade para direcionar o tráfego do Instagram para o site. Isso também pode ajudar a gerar tráfego para partes individuais de conteúdo ou páginas de destino específicas da campanha. Por exemplo, você pode alterar o link em sua descrição com base no conteúdo que está postando e, em sua própria postagem, avisar as pessoas para irem ao seu perfil para o link. Isso força as pessoas a voltarem para o seu perfil e direciona o tráfego para o conteúdo específico sobre o qual você está falando - um cenário em que todos ganham. Aqui está um exemplo do Mashable usando essa estratégia:

Como Definir Sua Estratégia De Conteúdo Para O Instagram
1. Publique fotos que os usuários desejam seguir
Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras, é por isso que, quando postamos, sempre nos lembramos desse poder e o usamos em toda a sua vantagem. Como o Instagram é uma plataforma centrada na imagem e as pessoas são conectadas para preferir imagens do que palavras, precisamos destacar nossas fotos e convertê-las em vendas!
Não só isso, mas o conteúdo que você publica sempre precisa ser bem pensado e alinhado aos interesses de seu público-alvo. Se você está postando conteúdo que lhe interessa, para ser sincero, você não vai conseguir os resultados que você procura. Os tipos de conteúdo que se deve ter em mente e são os que ressoam bem com seu público-alvo incluem conteúdo gerado pelo usuário, imagens de bastidores, conteúdo educacional, imagens de influência e imagens motivacionais.
2. Evite vender muito
Embora a audiência tenha provado ser fortemente influenciada pelas mídias sociais ao considerar uma compra, as pessoas geralmente ficam incomodadas quando você publica uma foto e uma descrição simples do produto após a foto e a descrição do produto. Isso é uma venda difícil e não se traduz em vendas. Instagrammers gostam de fotos que chamam a atenção, são únicas e cheias de personalidade. Deixe seus visuais incríveis falarem e a receita se seguirá.
Tenha em mente a regra 80/20 - 80% do conteúdo que você publica deve ser conteúdo que agregue valor ao seu público e os outros 20% possam ser conteúdo promocional. Manter esta regra aumentará as chances do seu público responder e engajar em um nível superior ao seu conteúdo promocional.
3. Promova seus produtos com fotos criativas e profissionais
Os usuários do Instagram compartilham mais de 95 milhões de fotos e vídeos todos os dias, o que pode fazer com que o seu post seja facilmente ignorado pelos mais bonitos. Para que você seja notado, você precisa se destacar sendo criativo e postando fotos de alta resolução ou usando pessoas famosas (embaixadores da marca ou influenciadores sociais) para atrair um público.
Por exemplo, marcas como Oreo usam celebridades famosas para promover sua marca. Eles também compartilham uma variedade de maneiras criativas de tirar uma foto de cookie. Quantas maneiras você pode tirar uma foto do mesmo cookie? Acontece, muito!

Não há uma regra definida quando se trata de estratégias, pois elas sempre variam de empresa para empresa. O que funcionou para eles pode não funcionar para você. O importante é se concentrar na criação de conteúdo que se alinhe às suas visões e ao seu público. Deve funcionar não só para você, mas também para o seu mercado. Isso começa quando você começa a definir seus pilares de conteúdo.
Marcas Que Totalmente Lacram No Instagram (e o que você pode aprender com elas)
1. The Noite
A conta do Instagram do programa do SBT oferece clipes e fotos exclusivas de suas estrelas apresentadas. Os fãs seguem seu perfil no Instagram porque conseguem dar uma espiada no que está será apresentado e no que acontece atrás das câmeras. Se você quer que as pessoas o sigam, dê um pouco mais e faça valer a pena.

2. FedEx
A FedEx mantém seus mais de 70.000 seguidores engajados postando fotos dos aviões, caminhões e vans usados para entregar seus pacotes. As fotos são artísticas, profissionais e atraentes - tudo o que você poderia pedir em conteúdo visual sendo compartilhado no Instagram. Eles incentivam seus seguidores a incluírem #FedEx em suas fotos e compartilhar muitos deles, mostrando a FedEx em ação em várias cidades. Esta é uma maneira fantástica de manter os seguidores engajados e à procura de veículos da FedEx para fotografar e compartilhar no Instagram.

3. Hostess Snacks
Hostess Snacks, uma empresa americana de bolinhos, são espirituosos para usar seus produtos ao postar no Instagram. Eles fazem os produtos parecerem divertidos e emocionantes, o que faz com que seja uma compra interessante para o público. Eles também usam fundos vibrantes para chamar a atenção de seus seguidores e destacar suas postagens no feed do Instagram.

Crie Seu Guia de Estilo No Instagram
Já viu um perfil de Instagram temático que parece tão legal que você só quer saber como eles estão fazendo isso? Duas palavras: guia de estilo. O que torna um guia de estilo tão importante? Isso garante que haja consistência em todo o conteúdo que você está produzindo. Então, quando se trata disso, você deve sempre pensar em composição, paleta de cores, fontes, filtros, legendas e hashtags (todos os componentes necessários de uma parte do conteúdo). Vamos mergulhar nesses componentes em mais detalhes:

1. Composição
O arranjo de elementos visuais refere-se à composição. Nem todo profissional de marketing é um fotógrafo profissional e é por isso que definir algumas regras de composição é bom para eles. Aqui estão algumas coisas que eles devem considerar:
- Cor de fundo sólido
- Foco principal da imagem definida para a regra dos terços
- Espaço extra na parte superior / inferior para texto
2. Paleta de Cores
Como você faz seu feed do Instagram parecer consistente e focado? Você faz isso escolhendo uma paleta de cores. A escolha de um não significa necessariamente que você está limitado a usar apenas determinadas cores. Ter uma paleta de cores pode realmente ajudar suas postagens a terem essa sensação consistente e familiar.
A marca, Target Style, que usa a paleta de cores como parte fundamental de sua estética. Eles escolheram cores vibrantes para mostrar sua personalidade de marca distinta.

3. Fontes
É melhor escolher as mesmas fontes que você usa em todo o seu marketing, se você estiver planejando postar fotos ou vídeos que contenham citações ou sobreposições de texto no Instagram. Isso é para manter a consistência entre as postagens e outros materiais de marketing. As pessoas podem reconhecer instantaneamente algumas marcas apenas por suas fontes. Pegue a Nike, por exemplo, que é conhecida por usar a bold, sans serif font em todos os seus materiais de marketing. A fonte em si é projetada para impacto e se torna facilmente associada à marca.
4. Filtros
Os filtros são o melhor amigo do fotógrafo amador. Essas edições pré-criadas que o Instagram fornece para seus usuários podem fazer com que qualquer pessoa se sinta e pareça um profissional. Eles facilitam a criação de fotos bonitas e profissionais com apenas alguns toques. Eles também podem alterar drasticamente a aparência de qualquer conteúdo que você enviar na plataforma em questão de segundos. É importante manter o feed do Instagram mais consistente usando alguns filtros (e aderindo a eles até o final) que você acha que representarão melhor sua marca. Você pode até mesmo editar a ordem dos seus filtros para que os que você mais usa estejam no topo da lista, assim você não precisa procurar por eles todas as vezes.
5. Legendas
Legendas são textos curtos que você vê abaixo das postagens do Instagram. Pense neles como sendo uma representação da sua marca e do seu feed. Ter uma boa legenda pode fazer uma diferença considerável para o seu post, pois pode aumentar o número de pessoas que o vêem. Sua meta deve ser escrever legendas que incluam uma frase de impacto para que você possa promover um engajamento maior (veja um exemplo abaixo - uma pergunta é feita, que gera comentários). Você tem 2.200 caracteres à sua disposição, mas depois de três linhas de texto, a legenda ficará truncada. Seja criativo com as legendas e veja o que funciona melhor para você - apenas certifique-se de que o tom geral esteja alinhado às mensagens da sua marca.

6. Hashtags
As hashtags dão aos usuários do Instagram a capacidade de descobrir novos conteúdos e marcas a serem seguidas. É também a maneira da plataforma categorizar as postagens dos usuários de conteúdo na rede. Um estudo realizado pela TrackMaven descobriu que o número ideal de hashtags a serem usadas por post no Instagram para alcançar um engajamento máximo é 9 - o engajamento diminui significativamente com menos de 9 hashtags. Você pode, no entanto, incluir até 30 hashtags em seus posts no Instagram.

Quantas Vezes Postar E Quando Postar No Instagram
Consistência é fundamental ao postar em qualquer rede de mídia social. Você precisa continuamente distribuir conteúdo para manter seu público-alvo interessado no que você tem a dizer. Os profissionais de marketing social sempre têm a dúvida de "quantas vezes devo postar por dia?" Normalmente não há uma resposta concreta, mas com o Instagram, você tem um pouco mais de liberdade.
Pesquisas mostram que quanto mais você publica, mais "likes" você recebe - neste estudo de Tailwind, o número máximo de curtidas foi obtido com 7 ou mais postagens por semana. E, ao contrário de outras redes de mídias sociais, com o Instagram, vários estudos mostraram que não há impacto negativo causado pela publicação de mais conteúdo. Na verdade, o estudo Tailwind mostrou que as contas do Instagram que começaram a postar mais tiveram uma taxa de engajamento mais alta e aumentaram sua base de seguidores mais rapidamente. No entanto, isso não significa que você deve forçar o conteúdo. Manter a qualidade sobre a quantidade em todos os momentos.
Em relação a quando você deve postar no Instagram, o CoSchedule compilou dados de várias fontes e eles descobriram que o domingo tinha um engajamento muito baixo, enquanto as segundas e quintas-feiras eram os melhores dias para engajamento. Os melhores horários para postar são 2 AM, 8-9 AM e 5 PM. Se você está postando um vídeo no Instagram, tente fazê-lo às 21h, como mostram os dados que vêm com 34% a mais de interações.
