Quantas vezes você escreveu o post perfeito e, em seguida, achou que precisava de uma imagem correspondente para por seu post no topo para garantir o engajamento que o post merece? Uma imagem bonita que fará com que as pessoas parem e prestem atenção ao que você tem a dizer? O conteúdo visual surgiu como um recurso obrigatório ao postar nas mídias sociais hoje em dia, especialmente quando você considera estatísticas como estas:
- No Twitter, tuítes com imagens recebem 150% mais retuítes do que tuítes sem imagens.
- No Facebook, os posts com imagens mostram mais envolvimento do que posts sem imagens.
- Pessoas seguindo instruções com texto e ilustrações fazem 323% melhor que esses seguindo direções sem ilustrações.
Então, o que você faz? Como muitas pessoas, você pode fazer uma busca rápida no Google por imagens baseadas em qualquer palavra-chave que seja relacionada ao seu post, e bam !, você encontra a imagem perfeita para ajudar a transmitir sua mensagem em um nível ainda mais profundo. No entanto, há apenas um problema: sem entender os direitos autorais das imagens, você não sabe se tem o direito de realmente usar essa imagem em seus posts nas mídias sociais.
Pode haver algumas consequências bem sérias para usar imagens protegidas por direitos autorais. Basta perguntar a essa pessoa que teve que pagar U$4,000 para uma foto de U$ 10, ou até ser preso por usar fotos do Google. Vale a pena ler este blog para entender completamente os direitos autorais das imagens, para que você não acabe em uma situação que custará milhares de reais. Veja o que você precisa saber da próxima vez que quiser usar uma imagem em seu marketing social:
Definindo Direitos De Imagem
Por Merriam-Webster, a definição de direitos autorais é "o direito legal exclusivo de reproduzir, publicar, vender ou distribuir o assunto e a forma de algo (como um trabalho literário, musical ou artístico)". Sem dúvida, os direitos autorais das imagens podem ser frustrantes, mas são projetados para proteger todos, inclusive você. Quando você produz um trabalho original, você certamente não quer que ninguém o roube e o apresente como seu, sem nenhum crédito para você, daí a necessidade de direitos autorais de imagem.
O copyright da imagem é automático - não há nada que você precise fazer para proteger seu trabalho, embora você veja o símbolo universal © em muitas imagens como uma maneira adicional de dizer às pessoas que "essa imagem é minha". Os direitos autorais de imagens significam que ninguém mais pode usar essa imagem sem a sua permissão. Nos Estados Unidos, de acordo com a seção 106 da Lei de Direitos Autorais, ninguém mais pode reproduzir o trabalho, preparar trabalhos derivados baseados no trabalho protegido por direitos autorais, distribuir o trabalho ou exibir o trabalho. Já no Brasil, o direito de autor, o criador de uma obra intelectual (literária, artística ou científica) deve ser recompensado pelo uso dessa produção. Assim, os possíveis beneficiados, entre eles os músicos, compositores, escritores, cineastas, escultores, pintores e arquitetos, recebem uma retribuição pela divulgação e pela exploração de suas obras. O intuito maior é garantir àqueles que as criaram uma compensação e um estímulo para que continuem criando, de acordo com a Lei nº 9.610, de 1998 e Lei nº 9.609, também de 1998.
Simplesmente compartilhar uma imagem na mídia social sem primeiro pedir permissão pode colocar você em violação dos direitos autorais da imagem dessa pessoa. No entanto, nos Estados Unidos, a menos que essa pessoa tenha registrado a imagem no Escritório de Direitos Autorais dos EUA, ela não poderá processar por violação de direitos autorais.
Entendendo O Uso Justo
O fair use (uso honesto ou uso justo, na tradução literal para o português, melhor entendido como uso razoável, uso aceitável) é um conceito da legislação dos Estados Unidos que permite o uso de material protegido por direitos autorais sob certas circunstâncias, como o uso educacional (incluindo múltiplas cópias para uso em sala de aula), para crítica, comentário, divulgação de notícia e pesquisa. Outros países têm leis semelhantes, porém sua existência e aplicabilidade variam de país para país. A doutrina do fair use segue um teste de quatro fatores.
A doutrina do fair use não existe na legislação brasileira; porém a Lei 9.610/98 prevê limitações dos direitos autorais. Estas limitações são tratadas no capítulo IV da lei:
Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais:
I - a reprodução:
a) na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos;
b) em diários ou periódicos, de discursos pronunciados em reuniões públicas de qualquer natureza;
c) de retratos, ou de outra forma de representação da imagem, feitos sob encomenda, quando realizada pelo proprietário do objeto encomendado, não havendo a oposição da pessoa neles representada ou de seus herdeiros;
d) de obras literárias, artísticas ou científicas, para uso exclusivo de deficientes visuais, sempre que a reprodução, sem fins comerciais, seja feita mediante o sistema Braille ou outro procedimento em qualquer suporte para esses destinatários;
II - a reprodução, em um só exemplar de pequenos trechos, para uso privado do copista, desde que feita por este, sem intuito de lucro;
III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra;
IV - o apanhado de lições em estabelecimentos de ensino por aqueles a quem elas se dirigem, vedada sua publicação, integral ou parcial, sem autorização prévia e expressa de quem as ministrou;
V - a utilização de obras literárias, artísticas ou científicas, fonogramas e transmissão de rádio e televisão em estabelecimentos comerciais, exclusivamente para demonstração à clientela, desde que esses estabelecimentos comercializem os suportes ou equipamentos que permitam a sua utilização;
VI - a representação teatral e a execução musical, quando realizadas no recesso familiar ou, para fins exclusivamente didáticos, nos estabelecimentos de ensino, não havendo em qualquer caso intuito de lucro;
VII - a utilização de obras literárias, artísticas ou científicas para produzir prova judiciária ou administrativa;
VIII - a reprodução, em quaisquer obras, de pequenos trechos de obras preexistentes, de qualquer natureza, ou de obra integral, quando de artes plásticas, sempre que a reprodução em si não seja o objetivo principal da obra nova e que não prejudique a exploração normal da obra reproduzida nem cause um prejuízo injustificado aos legítimos interesses dos autores.
Art. 47. São livres as paráfrases e paródias que não forem verdadeiras reproduções da obra originária nem lhe implicarem descrédito.
Art. 48. As obras situadas permanentemente em logradouros públicos podem ser representadas livremente, por meio de pinturas, desenhos, fotografias e procedimentos audiovisuais.
(fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fair_use#Limita%C3%A7%C3%B5es_do_direito_autoral_no_Brasil)
O uso justo é um assunto complicado e que muitas vezes acaba no tribunal para decidir o que realmente se qualifica como uso justo. O que qualifica como uso justo geralmente se divide em duas categorias: comentário e crítica e paródia. Por exemplo, talvez você esteja escrevendo uma resenha de livro. Nesse caso, você tem o direito de usar parte do trabalho protegido por direitos autorais do livro para ajudar na sua análise. Com uma paródia, por exemplo, sendo você comicamente ridicularizando o trabalho com direitos autorais original, você tem um pouco de liberdade para usar o trabalho original em sua paródia.
Como o uso justo se aplica aos direitos autorais de imagens? Bem, é muito difícil encontrar uma situação em que você possa realmente aplicar o uso justo. Como observado com os exemplos acima, apenas partes do trabalho original protegido por direitos autorais estão sendo incluídas, digamos, na resenha do livro ou na paródia. Na maioria dos casos, você não compartilhará apenas uma imagem parcial, mas compartilhará toda a imagem, portanto é improvável que o uso aceitável se aplique ao uso de imagens em seu marketing social.
Verifique As Regras De Direitos Autorais De Imagens Para Sua Plataforma Social
Cada plataforma social que você usa terá suas próprias regras sobre direitos autorais de imagens, portanto, verifique também essas regras antes de postar. As plataformas de mídias sociais hoje em dia deram grandes passos para proteger a si mesmas e seus usuários no que diz respeito aos direitos autorais de imagens e, muitas vezes, possuem extensas seções de regras sobre esse assunto. Veja aqui links para regras de direitos autorais das redes sociais mais populares:
- Facebook - https://www.facebook.com/help/1020633957973118?helpref=hc_global_nav
- Twitter - https://support.twitter.com/articles/15795#
- Instagram - https://help.instagram.com/126382350847838
- LinkedIn - https://www.linkedin.com/legal/copyright-policy
- Pinterest - https://policy.pinterest.com/en/copyright
- YouTube - https://www.youtube.com/yt/about/copyright/#support-and-troubleshooting
Embora seja perfeitamente aceitável repinar outras imagens no Pinterest, você não pode copiar essas imagens para outra plataforma. E você não pode fixar conteúdo no Pinterest sem a permissão do autor original. Por exemplo, se você estiver lendo um blog e quiser fixar uma imagem desse blog, verifique primeiro se a pessoa que escreveu o blog e a imagem em si já está no Pinterest, ou peça permissão à pessoa que escreveu o blog para fixar a imagem, caso contrário você pode estar cometendo violação de direitos autorais.

Usando imagens Creative Commons
O Creative Commons é um sistema que permite que você compartilhe seu trabalho criativo para que outros possam usá-lo livremente, mantendo, ao mesmo tempo, um certo nível de controle sobre ele. Por exemplo, você pode especificar se permitirá adaptações do seu trabalho ou se o uso comercial é permitido ou se uma atribuição é necessária. O Creative Commons trabalha com muitas plataformas populares, como Flickr, Wikipedia, YouTube, Vimeo e Bandcamp, com mais de 1 bilhão de trabalhos compartilhados pelo sistema até o momento. Confira este vídeo para uma rápida explicação do Creative Commons e o que eles fazem:
Quando você navega pelas plataformas que o Creative Commons usa para procurar imagens, é necessário ficar de olho em determinados ícones. Por exemplo, o Flickr tem uma página em seu site dedicado à Creative Commons e eles seccionam as imagens com base na licença anexada a eles (com o primeiro ícone, você precisa atribuir uma atribuição ao autor original ao usar a imagem):

Como Encontrar Imagens Gratuitas Para Usar Em Seu Marketing Social
Pixabay
O Pixabay tem mais de 1.000.000 de imagens gratuitas de alta qualidade que você pode escolher para usar em seu marketing social. Todas as imagens são livres de direitos autorais sob a Creative Commons, podem ser usadas em aplicativos comerciais e a atribuição não é necessária. O Pixabay é ainda integrado diretamente no Social Report, para que você possa escolher uma imagem enquanto está agendando suas postagens!

Unsplash
O Unsplash tem mais de 200.000 imagens gratuitas de alta resolução que você pode usar em seu marketing social. Essas imagens são trazidas a você por fotógrafos incríveis e você é livre para fazer o que quiser com elas. Isso inclui usá-los em aplicativos não comerciais e comerciais, sem a necessidade de fornecer atribuição, além de poder modificar as imagens.

Pexels
Pexels tem uma enorme seleção de imagens sem royalties e de alta qualidade que você pode usar em seu marketing social. Assim como no Pixabay e Unsplash, graças ao Creative Common, essas imagens podem ser usadas em aplicativos comerciais e nenhuma atribuição é necessária. Além do marketing social, sinta-se à vontade para usá-los em blogs, sites, aplicativos e muito mais.

Google Imagens
Você sabia que poderia encontrar imagens para usar em seu marketing social no Google? Depois de realizar sua pesquisa de imagens, clique em "Ferramentas" e depois em "Direitos de Uso" para selecionar a opção que atenda às suas necessidades. Por exemplo, você pode procurar por imagens que você pode reutilizar ou imagens que você pode reutilizar com modificações e muito mais. Se você estiver usando a Pesquisa de imagens do Google para procurar imagens para usar em seu marketing social, sempre use os "Direitos de uso" para não violar os direitos autorais de imagens de qualquer pessoa.
